quinta-feira, 21 de junho de 2012

Dicas legais - Objeto de decoração e brinquedo não são a mesma coisa!

Quando pensamos na decoração do quarto de um bebê, nos deparamos com muitas perguntas no que diz respeito à segurança dos pequenos. Aí vão algumas dicas que merecem atenção especial das mamães na hora de escolher esses acessórios.

*Ao escolher os acessórios que vão decorar o quarto do seu bebê, fique atenta se algum deles poderá oferecer riscos à criança.

*Nem sempre os bonecos e bichos feitos para decorar atendem aos critérios aplicados nos brinquedos industrializados. Fique atenta, pois muitos, que a princípio eram apenas para enfeitar as prateleiras, acabam dentro do berço ou no chão, confundidos com brinquedos.

*A moda pede cristais. O problema é que eles estão sendo costurados ou apenas colados em almofadas, cordões, abajures e até nas confecções dentro do berço. Evite-os ou tire-os do alcance das mãozinhas do seu bebê.

*Outro item que requer atenção são os famosos cordões e pingentes que, por si só já oferecem risco de asfixia, ainda mais quando incluem peças de madeira, de plástico ou cristais.

*Atenção também para que as rendas, os bordados e as linhas utilizadas nas confecções do berço não permitam que o bebê enrosque mãos, dedos, pés ou pescoço. Certifique-se de que os adereços como libélulas e floridas estejam firmemente costuradas para não acabarem adornando a gargantinha da sua filha.

*Peças pintadas à mão soltam tinta que pode ser tóxica, ou até lascas, se forem molhadas ou mordidas. Elas ficam lindas em lugar bem alto.
*Quem resiste aos quadrinhos-nichos lotados de miniaturas? Nem o seu bebê, portanto, não devem sair da parede.

*Com o provençal em alta as peças feitas com folhas de ferro têm sido presença constante. Todo cuidado é pouco, pois se trata de material cortante.

*Atenção também ao sistema de fixação dos quadros na parede. O ideal é utilizar bucha, parafuso e ainda uma fitinha dupla-face para deixar o quadro firme, preso à parede.

*Bichos de pelúcia e bonecas de pano devem estar com as costuras e botões, boca, olhos e nariz firmes, para que não se desprendam nem possam ser mordidos e engolidos.

*Se a ideia é guardar os brinquedos em um baú, certifique-se de que a tampa seja removível ou que suas dobradiças mantêm a tampa aberta. As bordas devem ser arredondadas, devem ter orifícios para ventilação e espaço suficiente entre a tampa e o corpo do baú para que a criança não prenda os dedos. Uma dica legal é usar as caixas organizadoras, sem tampa e com uma capa que a reveste internamente, podendo ser facilmente retirada para manutenção e limpeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário